créditos: portobello.com.br
Para o exercício de uma verdadeira cidadania ambiental é condição fundamental a promoção da participação pública, individual e coletiva, para as questões do ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Em processos desta natureza, o uso de abordagens participativas e do estabelecimento de redes (institucionais, comunitárias, etc.) assumem um papel central para contrariar o comodismo e o individualismo instalado. A ênfase na escuta, no envolvimento das pessoas (muito particularmente das camadas infantis e juvenis em contextos escolares), na colaboração comunitária, na identificação não só dos problemas, mas também dos recursos das próprias pessoas e comunidades, são elementos determinantes para a generalização das atitudes e práticas de cidadania na sociedade.
Neste desígnio, a educação ambiental é veículo estratégico da formação e sensibilização dos cidadãos. Esta tomada de consciência pela via da educação não formal e informal é o melhor ponto de partida para estratégias mais eficazes no envolvimento das pessoas, sendo atribuição da TREVO a sua promoção.
Com o arranque do novo ano letivo e fim do período de férias, a ação da TREVO procurará desenvolver mecanismos de promoção de educação, de formação, de sensibilização e de diagnóstico ambiental num trabalho conjunto com escolas e outras organizações comunitárias ajustado aos diferentes públicos.
Acompanhe as nossas atividades visitando o site .
Ana Simões
Associada