Picture of Trevo

Trevo

Contrato de Prestação de Serviços

Candidaturas até 30 de Abril de 2021

A ONG TREVO – Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social encontra-se a recrutar um(a) Gestor(a) de Projeto de capacitação organizacional, designado de Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental, no âmbito do Concurso #11 para Projetos Institucionais, inserido no Eixo 4 – “Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil”, uma das quatro áreas do Programa Cidadãos Ativ@s, conforme disposto no Artigo 3.º do Regulamento do Programa.

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente para o email: geral@trevoassociacao.org, com o envio de curriculum vitae do candidato(a) e certificado de habilitações académicas, até às 23h59m do dia 30 de abril de 2021, indicando no assunto “Candidatura a Gestor(a) de Projeto – Programa Cidadãos Ativ@s”, e seguem o procedimento de avaliação e seleção indicados neste Aviso.

Sem prejuízo das especificações incluídas neste Aviso, as disposições do Regulamento do Programa Cidadãos Ativ@s aplicam-se ao presente concurso, pelo que, devem ser consultadas pelos candidatos(as). O Regulamento do Programa, o Manual do Promotor e outras informações úteis poderão ser consultados no website do Programa.

O projeto terá uma duração de dois anos (24 meses), com início a 1 de junho de 2021.

 

Objetivo geral e descrição de funções

O(A) gestor(a) terá́ a seu cargo duas vertentes do projeto:

  • Vertente da gestão do projeto “Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental”, com a responsabilidade executiva de implementação técnica, administrativa e financeira, em consonância com o calendário, custos e metas previstas.
  • Vertente da capacitação, com a responsabilidade de criar recursos e ferramentas pedagógicas para reforçar a capacidade de intervenção e a eficácia de atuação da ONG, previamente definidos em sede de candidatura.

Trabalhará com a organização promotora – TREVO, bem como em proximidade e colaboração com as organizações parceiras, as entidades e os profissionais relevantes para o projeto.

Assegurará todos os contactos necessários com a Unidade de Gestão do Programa – a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto – para a implementação e monitorização técnica e financeira do projeto.

Estará presente num workshop sobre gestão de projetos (1 dia), promovido pela Unidade de Gestão do Programa, em Lisboa, de presença obrigatória para todos os gestores de projetos aprovados, cujas ajudas de custo são suportadas pelo projeto em montante previamente indicado.

 

Principais Responsabilidades

Liderar, gerir e implementar todas as componentes de atividades do projeto:

  • Preparar, gerir e dinamizar campanha nacional de angariação de sócios.
  • Coordenar o plano de formação modular para associados. 
  • Apoiar consultores externos na implementação de programa de mentoria em grupo para associados
  • Mapear o sector, elaborando um levantamento das organizações e plataformas de ONG congéneres à TREVO em Portugal, na Europa e no mundo.
  • Desenvolver trabalho de networking e formar parcerias entre ONG e com os setores público e privado.
  • Desenvolver recursos e ferramentas pedagógicas para a ação da TREVO em articulação com entidades e profissionais prestadores de serviços.
  • Preparar e gerir a documentação necessária para realizar o reporte à Unidade de Gestão do Programa Cidadãos Ativ@s.
  • Gerir, monitorizar e implementar estratégias, processos, mecanismos e atividades necessárias, consoante definido no planeamento do projeto.
  • Garantir a boa gestão e transparência na utilização de recursos financeiros e materiais do projeto.
  • Liderar a conceção e a implementação de estratégias de comunicação, nomeadamente a realização dos eventos de divulgação previstos e de materiais de comunicação e divulgação em articulação com os serviços de design do projeto.
  • Realizar artigos e publicações, criação de bases de dados e de repositório online de informação e recursos.
  • Proceder à recolha de dados para a avaliação externa do projeto.
  • Redigir e apresentar relatórios, briefings, apresentações, e outra documentação de reporte consoante solicitado e necessário ao projeto.

 

Localização e condições

Localização: Trabalho remoto em território nacional, com reuniões de acompanhamento regulares na sede da entidade promotora TREVO, em Viseu.

Duração: 24 meses. De 1 de junho de 2021 a 31 de maio de 2023.

Horário a tempo parcial – 20 horas semanais.

Contrato de prestação de serviços a tempo parcial

 

Perfil e Requisitos Considerados

Áreas de formação académica preferenciais:

  • Ciências da Educação (área de especialização em educação e formação de adultos e intervenção comunitária) – majoração até 10%
  • Outras Ciências Sociais.

Competências interpessoais preferenciais:

  • Comunicação empática e assertiva
  • Ética e transparência
  • Espírito de colaboração
  • Iniciativa e autonomia
  • Compromisso e responsabilidade
  • Rigor na qualidade do trabalho

Competências técnicas preferenciais:

  • Competências de gestão de projetos
  • Competências técnicas nas áreas/temáticas do projeto
  • Capacidade analítica e de pesquisa
  • Criatividade e inovação
  • Boa capacidade de comunicação escrita
  • Experiência em investigação

 

Processo de seleção

O processo de seleção decorrerá em 2 fases (avaliação curricular e entrevista de seleção aos candidatos(as) apurados(as) para a segunda fase do concurso), de acordo com o seguinte calendário:

Até 30 de abril – Apresentação de candidaturas ao processo de seleção

De 01 a 04 de maio – Avaliação curricular (50% da ponderação final), ao nível de conhecimentos, experiência e competências dos(as) candidatos(as), de acordo com seguintes parâmetros:

  • Grau académico na área das Ciências da Educação – valorização até 10%, sendo 5% por licenciatura, 7% por mestrado e 10% por doutoramento
  • Experiência de gestão de projetos (anos), (50%)
  • Conhecimentos e experiência de trabalho e/ou investigação nas áreas/temáticas do projeto (anos), (40%):
  1. Conceção e produção de materiais pedagógicos
  2. Gestão da formação
  3. Educação de adultos e formação profissional
  4. Ensino à distância/tutoria online
  5. Dinâmicas de grupo
  6. Intervenção comunitária
  7. Educação para a cidadania e participação social
  8. Educação ambiental
  9. Comunicação e marketing
  10. Conhecimentos de ferramentas de comunicação digital, nomeadamente nos domínios da criação e publicação de conteúdos offline e online (e.g., redes sociais; conhecimentos básicos de fotografia e edição de imagem e vídeo).
  11. Inglês

05 de maio – Notificação dos candidatos(as) aprovados(as) para a entrevista de seleção.

06 a 08 de maio – Entrevistas de seleção (50% de ponderação final)

10 de maio – Indicação do candidato(a) selecionado(a) pela entidade promotora à Unidade de Gestão do Programa.

Entre 11 e 18 de maio – Confirmação e validação da decisão do processo de seleção e notificação do candidato(a) selecionado(a).

 

Obs: No dia 19 de maio o(a) Coordenador(a) selecionado(a) terá de estar presente, em Lisboa, para um dia de formação com a Unidade de Gestão do Programa.

Share this post

Sobre

A TREVO – Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social, é uma associação de cariz socio-ambiental, constituindo-se nos termos aplicáveis da lei portuguesa por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.

Tem como principal objeto fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade das comunidades onde atua, através da criação de ações/projetos e espaços de educação não formal, incidindo sobre temáticas como a globalização, o ambiente, os direitos humanos e animais, a paz e as relações interculturais, a cidadania e a inclusão social, o desenvolvimento de valores pessoais e sociais, a igualdade de oportunidades e a igualdade de género, a solidariedade, entre outros.

Do ponto de vista operacional, a associação tem como objeto a promoção de atividades, ações e projetos de educação em cidadania que tornem possível envolver, de forma eficaz, diferentes grupos alvo e organizações na vida da comunidade, bem como a implementação, de um nível micro a um nível macro, de atividades, ações e projetos prossecutores das políticas públicas sociais, ambientais e intersetoriais, baseadas nos princípios proclamados em diplomas e em orientações nacionais e internacionais.

Artigos Recentes

Sigam Também No Facebook

Follow me on Instagram