A Não Violência e a Paz são sempre temas delicados, e têm especial importância quando falamos das escolas, pois é nesta altura que muitas personalidades, preconceitos e valores são moldados.
Em primeiro lugar, considero que, por mais medidas que estejam a ser tomadas neste âmbito, temos ainda um longo caminho para que toda a violência seja erradicada. Continuam a existir ideias pré-concebidas sobre como alguém é, ou deve ser, e esse é um dos principais motivos que poderá gerar violência. A exclusão social, o bullying, entre outros, estão também incluídos. Assim sendo, a violência e a paz são um assunto abrangente, já que englobam outros problemas que costumam ser a causa desta.
Por isso, é extremamente relevante que pais, familiares ou mentores eduquem as suas crianças desde tenra idade para estes problemas. Alertar e ensinar, dar o exemplo é fundamental para criar logo de início a ideia de que a paz deve imperar acima de tudo. Ao desenvolvermos cidadãos informados sobre a violência, e todas as questões que lhe são inerentes, criaremos um mundo mais compreensivo. Compreensão e empatia são os agentes erosivos da crueldade.
Com tudo o que acima citei, penso que podemos dar pequenos passos todos os dias para a solução deste tema e que um dia atingiremos este objetivo. A educação é indispensável, quando nos compreendermos a todos e a cada um de nós, não haverá qualquer motivo para a paz não reinar.
Sofia Pires, 14 anos
Diretora para a Juventude