A TREVO esteve nas Escolas da Avenida e da Balsa em Viseu, nos dias 18 e 25 de novembro, e 2 de dezembro, a promover um “Programa de Debates Ambientais” sobre os temas:
- Alterações Climáticas
- Desperdício Alimentar
- Separação de Resíduos
As sessões contaram com a dinamização da Educadora Ambiental Cristiana Cruz e a colaboração do Programa de Apoio ao Movimento Associativo da Freguesia de Viseu, e a avaliação final foi muito positiva.
O “Programa de Debates Ambientais”, resulta como um dos produtos da TREVO Participative Toolbox, uma das componentes do projeto “Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental”, promovido pela TREVO – Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social e financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, no quadro do Active Citizens Fund instituído pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEAGrants), destinado às Organizações Não Governamentais, tendo como países financiadores a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto. Este projeto terminou em maio de 2023.
O Ambiental LAB foi um projeto de capacitação organizacional, no âmbito do Eixo 4 – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil do Programa Cidadãos Ativ@s, desenvolvido através da parceria com a Câmara Municipal de Viseu e com o FURIM Institutt da Noruega, tendo como um dos seus objetivos compilar e testar um conjunto de técnicas e materiais pedagógicos que estimulem a participação social e comunitária e a educação e a cidadania ambiental.
Este recurso pretende promover o debate entre os participantes, com o objetivo de identificar problemas presentes na sua realidade, dentro do tema proposto e, também, de ações conjuntas de melhoria que podem ser localmente implementadas (ao nível individual, ao nível organizacional ou ao nível comunitário).
Serve, em primeira mão, como resposta às necessidades organizacionais da TREVO em munir-se de ferramentas úteis para a eficácia da sua ação, face às solicitações recebidas para o desenvolvimento de iniciativas de sensibilização e educação não formal sobre as temáticas do ambiente e da participação, e, a um segundo nível, ao disseminar os outputs do projeto, e ao torná-los acessíveis (mediante distribuição gratuita e controlada), serve também de auxílio à ação de mais pessoas e organizações, aumentando a escalabilidade do projeto em termos de destinatários indiretos.
Os temas propostos, interdependentes entre si, são relevantes para qualquer comunidade e foram definidos coletivamente durante o projeto Ambiental LAB pelos seus participantes e em articulação com os técnicos municipais da Câmara Municipal de Viseu, enquanto parceiro nacional.
Cada tema foi introduzido com recurso a um curto vídeo genérico, que desafiou o grupo para a reflexão e o debate: Quais os desafios na nossa realidade? Que ações são propostas? Quais as responsabilidades de cada um? O que pode ser feito a curto, médio e longo prazo? Estas e outras questões são debatidas pelos participantes e norteiam todos os debates temáticos.
As sessões de debate são entendidas como forma de produção coletiva do conhecimento, partindo-se do princípio de que todos e todas têm a aprender e a ensinar, ainda que de forma diferenciada.
No final, projetou-se uma reflexão conjunta por parte de cada turma, com vista à apresentação de propostas de melhoria dos espaços e da comunidade.