TREVO-Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social
Foi com enorme alegria que no dia 9 de maio de 2020, Dia da Europa, demos um importante e decisivo passo para tornar realidade a vontade de um grupo de pessoas interessadas por questões relacionadas com a cidadania ambiental e participação social. Pelas 14:45h, no auditório de Santos Evos, gentilmente cedido pela Junta de freguesia, foi realizada a Assembleia Geral Constituinte da TREVO-Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social, onde foram aprovados os seus estatutos e eleitos os seus corpos gerentes para o quadriénio 2020/2023.
É de um olhar pessoal e individual de cada participante/fundador que nasce a Trevo, numa vontade coletiva de contribuir para um futuro melhor, de um grupo de pessoas de Viseu, naturais e ou residentes e, também, de Santa Comba Dão e São Pedro do Sul, oriundas de diversas áreas, com o mesmo objetivo comum de intervir na conscientização ambiental, social e comunitária.
Numa realidade em permanente mudança, visionámos e sentimos este projeto como uma necessidade presente e futura. Procuramos alcançar uma sociedade mais consciente, sensível e justa para com as questões ambientais e sociais. Por força da pandemia mundial vivemos tempos de mudança e bastante difíceis, no entanto, esta é, também, uma excelente oportunidade para investirmos num conjunto de sinergias individuais de ideias inovadoras e operacionais para a realidade do mundo atual e futuro.
Com a Trevo pretende-se ter uma ação positiva em diversas áreas, pois acreditamos que a diversidade é sinónimo de riqueza. O nosso trabalho será desenvolvido essencialmente no Distrito de Viseu a partir da cidade Jardim Viseu. Esperamos chegar longe com pequenos passos que garantam a sustentabilidade das ações de cada um de nós. Queremos ser diferentes, mas acima de tudo queremos construir pontes e parcerias para que possamos todos aproveitar o que melhor se faz em prol do outro de nassa casa comum e global que é o planeta.
Para os sócios fundadores a realização da AG constituinte foi uma demonstração de coragem e muita vontade num momento que marcou o trabalho que tem sido desenvolvido apesar das dificuldades impostas pela pandemia mundial.
Assim nasce a TREVO que espera poder contribuir para um amanhã diferente e melhor para todos.
Em nome da TREVO, o nosso bem-haja.
Jorge Loureiro, Sócio Nº01