Picture of Trevo

Trevo

O aquecimento global refere-se ao aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre, que causa consequências graves na fauna e flora.

Este aquecimento é causado pelo efeito estufa e, ainda que o efeito estufa seja natural, ele é intensificado pelo aumento das emissões antrópicas de GEE (gases do efeito estufa) decorrentes de intervenções humanas.

Alguns estudos chegaram à conclusão de que a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases-estufa. O aumento da concentração de gases na atmosfera é o que faz com que exista um aumento do efeito estufa, pelo facto de que absorvem uma parcela da radiação infravermelha, aumentando a temperatura do planeta e causando o aquecimento global.

O aquecimento global passou a ser uma preocupação no final do século 20. Os debates acerca desta complicação tiveram início apenas na década de 1990.

A comunidade científica demonstrou dados preocupantes sobre a elevação da temperatura média na Terra, deixando o alerta acerca do derretimento de geleiras e a degradação de recursos naturais indispensáveis, como a água.

Desta forma, ficou decidido arranjar soluções viáveis para este grande problema que é o aquecimento global, ainda para mais porque houve o reconhecimento de que as ações humanas são a principal causa do mesmo.

Fala-se de ações humanas que prejudicam o meio ambiente e estas são, por exemplo, a utilização exagerada de combustíveis fósseis, as queimadas/ incêndios (principalmente em florestas), o desmatamento e a imensa quantidade de lixo descartada em aterros sanitários (sendo que muito pouco deste lixo vai para a reciclagem).

Para que seja possível combater o aquecimento global, a primeira grande atitude seria a escolha de fontes renováveis e não poluentes de energia, de forma a diminuir progressivamente a utilização de combustíveis fósseis, tais como o gás natural, o carvão mineral e o petróleo. Por parte das indústrias, a diminuição das emissões de poluentes na atmosfera também deve ser uma ação essencial.

Outra forma, entre muitas outras, de combater o aquecimento global poderá ser a diminuição da produção de lixo, através da consciencialização das pessoas.

 

 Inês Brás

Aluna Comunicação Social

ESEV

(Fonte: https://fia.com.br/blog/aquecimento-global/)

Share this post

Sobre

A TREVO – Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social, é uma associação de cariz socio-ambiental, constituindo-se nos termos aplicáveis da lei portuguesa por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.

Tem como principal objeto fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade das comunidades onde atua, através da criação de ações/projetos e espaços de educação não formal, incidindo sobre temáticas como a globalização, o ambiente, os direitos humanos e animais, a paz e as relações interculturais, a cidadania e a inclusão social, o desenvolvimento de valores pessoais e sociais, a igualdade de oportunidades e a igualdade de género, a solidariedade, entre outros.

Do ponto de vista operacional, a associação tem como objeto a promoção de atividades, ações e projetos de educação em cidadania que tornem possível envolver, de forma eficaz, diferentes grupos alvo e organizações na vida da comunidade, bem como a implementação, de um nível micro a um nível macro, de atividades, ações e projetos prossecutores das políticas públicas sociais, ambientais e intersetoriais, baseadas nos princípios proclamados em diplomas e em orientações nacionais e internacionais.

Artigos Recentes

Sigam Também No Facebook

Follow me on Instagram