No dia 25 de julho, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Comissão Vitivinícola Regional em Viseu, decorreu, no âmbito da Reunião da Comissão de Acompanhamento Estratégico da ADDLAP – Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva, a apresentação e aprovação da sua Estratégia de Desenvolvimento Local.
A ADDLAP encontra-se a preparar a estratégia de desenvolvimento local, para o território de intervenção no âmbito do PEPAC 2023-2027, cujo concurso relativo à 1ª Fase- Reconhecimento dos Grupos de Ação Local e seleção do GAL (Concurso Nº02/operação 10.1.1/2023) se encontra a decorrer.
Foi com muito orgulho que a Trevo assinou neste dia o protocolo de parceria com a ADDLAP no âmbito do reconhecimento dos Grupos de Ação local, uma estratégia que conjuga o interesse mútuo na promoção e desenvolvimento do território e da sua população. É intenção da associação participar ativamente na definição e implementação da estratégia de desenvolvimento local e, desta forma, contribuir para um futuro mais sustentável.
A visão estratégica desdobra-se e é suportada por quatro objetivos estratégicos (OE) aos quais estão associadas as 13 áreas de intervenção (AI):
OE I – Desenvolver uma Economia da Terra, mais verde, social e circular
Agricultura e Floresta sustentáveis;
Transição energética e economia circular;
Sustentabilidade e prevenção de riscos.
OE II – Promover uma Ruralidade Moderna – Empreendedora, competitiva e colaborativa:
Empreendedorismo e apoio às empresas, comércio de proximidade;
Digitalização e inovação tecnológica e empresarial;
Redes colaborativas e de cooperação.
OE III – Consolidar um Território de Bem-estar e de Coesão – Território de sucesso educativo e de acesso à cultura e à saúde:
Qualificação e competências digitais;
Sustentabilidade demográfica;
Inclusão e inovação social;
Serviços de interesse geral.
OE IV – Dar uma nova visibilidade às “marcas” do território:
Marketing territorial;
Turismo e património;
Capacitação institucional.