Dia 5 de junho foi a data escolhida pela ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que decorreu no ano 1974 e teve a participação de 115 países, para celebrar o Dia do Meio Ambiente.
Desde então, o dia conta com diferentes tipos de celebrações, em várias cidades por todo o mundo, para sensibilizar as pessoas à elaboração de atividades que preservem o ambiente.
Anualmente, o Dia do Meio Ambiente aborda um tema ambiental diferente, que reflete uma preocupação ambiental. Além da temática, o Dia do Meio Ambiente integra um país anfitrião, onde decorrem as oficiais celebrações globais.
Para que as pessoas pratiquem boas ações relativamente ao ambiente, é necessário que percebam o quão importante é a sua preservação, pois se isso não acontecer, os recursos naturais, como a água potável, essencial para a sobrevivência humana, poderão esgotar-se.
Como forma de combater essa possível escassez, basta que a população saiba que, mesmo nos pequenos e simples gestos estão a ajudar o ambiente, como evitar transportes quando possível, para assim diminuir o nível de poluição e fazer reciclagem. Evitar o uso do plástico o máximo de vezes, como por exemplo, substituir os sacos plásticos por um outro material menos poluente e não desperdiçar água a tomar banho ou lavar os dentes são outros exemplos de ações que quando praticadas estamos a ajudar o ambiente.
Existem ainda várias associações ambientais que organizam atividades para aqueles que não gostam de deixar a sua ajuda ao ambiente apenas nas tarefas do dia-a-dia, como a recolha de lixo nas praias e nas matas.
Inês Gomes
Aluna Comunicação Social
ESEV