O Programa de Mentoria no âmbito do projeto Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental terminou no início de maio. Este programa visou criar projetos de impacto que servirão de base à atuação da associação em diferentes contextos escolares e comunitários.
O objetivo foi capacitar os participantes com conhecimentos e ferramentas para a prototipagem de projetos de impacto, criação de um Referencial de Avaliação de Projetos e um Manual de Formação para Educadores Ambientais, orientado por especialistas do OCIS – Observatório para a Cidadania e Intervenção Social da FPCE da Universidade de Coimbra.
O Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental foi um projeto de capacitação organizacional que, através de várias ações de formação e empoderamento, pretendeu criar uma estrutura de ação forte dentro da Associação Trevo, promotora deste projeto.
Teve como objetivo principal dotar os sócios da Trevo de ferramentas e conhecimentos nas áreas de criação, implementação e avaliação de projetos, para que estes se sintam seguros e preparados para uma participação mais ativa nas atividades e objetivos da Associação.
O projeto foi financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s no quadro do Active Citizens Fund instituído pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) destinado às Organizações Não Governamentais tendo como países financiadores a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barrreto.
Teve como parceiros o Furim Institutt da Noruega e a Câmara Municipal de Viseu.