Picture of Trevo

Trevo

O Programa de Mentoria no âmbito do projeto Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental terminou no início de maio. Este programa visou criar projetos de impacto que servirão de base à atuação da associação em diferentes contextos escolares e comunitários.

O objetivo foi capacitar os participantes com conhecimentos e ferramentas para a prototipagem de projetos de impacto, criação de um Referencial de Avaliação de Projetos e um Manual de Formação para Educadores Ambientais, orientado por especialistas do OCIS – Observatório para a Cidadania e Intervenção Social da FPCE da Universidade de Coimbra.

O Ambiental LAB – Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental foi um projeto de capacitação organizacional que, através de várias ações de formação e empoderamento, pretendeu criar uma estrutura de ação forte dentro da Associação Trevo, promotora deste projeto.

Teve como objetivo principal dotar os sócios da Trevo de ferramentas e conhecimentos nas áreas de criação, implementação e avaliação de projetos, para que estes se sintam seguros e preparados para uma participação mais ativa nas atividades e objetivos da Associação.

O projeto foi financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s no quadro do Active Citizens Fund instituído pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) destinado às Organizações Não Governamentais tendo como países financiadores a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barrreto.

Teve como parceiros o Furim Institutt da Noruega e a Câmara Municipal de Viseu.

Share this post

Sobre

A TREVO – Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social, é uma associação de cariz socio-ambiental, constituindo-se nos termos aplicáveis da lei portuguesa por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.

Tem como principal objeto fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade das comunidades onde atua, através da criação de ações/projetos e espaços de educação não formal, incidindo sobre temáticas como a globalização, o ambiente, os direitos humanos e animais, a paz e as relações interculturais, a cidadania e a inclusão social, o desenvolvimento de valores pessoais e sociais, a igualdade de oportunidades e a igualdade de género, a solidariedade, entre outros.

Do ponto de vista operacional, a associação tem como objeto a promoção de atividades, ações e projetos de educação em cidadania que tornem possível envolver, de forma eficaz, diferentes grupos alvo e organizações na vida da comunidade, bem como a implementação, de um nível micro a um nível macro, de atividades, ações e projetos prossecutores das políticas públicas sociais, ambientais e intersetoriais, baseadas nos princípios proclamados em diplomas e em orientações nacionais e internacionais.

Artigos Recentes

Sigam Também No Facebook

Follow me on Instagram