A reciclagem é processo que transforma o desperdício de materiais e produtos em matéria-prima nova e útil.
Este procedimento tem assumido ao longo dos últimos anos uma grande importância pelas vantagens que acarreta, entre elas, destacam-se a redução de lixo enviado para aterros, a diminuição da poluição e de resíduos acumulados, a economia de energia e a conservação de recursos naturais e matéria-prima.
A acumulação de lixo já vem dos nossos antepassados, mas, à medida que a população cresceu e se tornou mais “civilizada”, o aglomerado de resíduos foi ficando cada vez maior. Com o passar do tempo, o mau hábito de não diferenciar os tipos de resíduos, começou a constituir uma forte ameaça à sustentabilidade ambiental. A partir da década de 1970, a produção de embalagens e produtos aumentou significativamente e consequentemente, a produção de lixo aumentou também, afetando ainda hoje o ecossistema.
O consumo inconsciente de materiais e produtos e a falta de reciclagem destes mesmos impulsionaram vários problemas ambientais graves como a mudança das alterações climáticas e a diminuição da qualidade do ar, dos solos e dos mares. As “Ilhas de Plástico” são resultado disso mesmo. Estas manchas de lixo flutuantes tornam-se cada vez mais perigosas para o ecossistema marinho e o seu volume tem tendência a aumentar. Atualmente, existem cinco “ilhas” também conhecidas como “os cinco continentes da vergonha” e os seus tamanhos chegam a atingir uma superfície de lixo equivalente ao território da França, Espanha e Alemanha juntas. Para além da poluição nos oceanos, também a poluição do ar e do solo se torna cada vez mais perigosa e põe em causa a qualidade de vida das gerações futuras.
Para suprir os hábitos da população mundial seriam precisos dois planetas. O problema é que só há um, e nós estamos a gastar todos os recursos que ele tem para nos oferecer. Ao manter este ritmo de poluição, arriscamo-nos a ver extintos permanentemente os bens que a Terra produz.
Com base neste cenário, torna-se crucial e necessário que todos façam a separação do lixo nas suas casas. O processo de reciclagem nunca foi tão importante.
Raquel Pinto
Aluna Comunicação Social
ESEV